Grupo Coral

Horário

Segunda - 21h30 às 23h00

Atividade Gratuita

Vem Experimentar

Maestro

André Lacerda



Sobre o Grupo Coral da Casa da Gaia

O Grupo CORAL DA CASA DA GAIA foi fundado em 1971, sendo a primeira atividade a nascer na Associação.

Sob a direção artística do Maestro Joaquim Alves Marques, desde logo apostou em dignificar a música popular portuguesa. "Cantar do Povo para o Povo" era o lema do Grupo Coral.

A Casa da Gaia organiza o mais antigo, e de forma ininterrupta, Encontro de Coros no Concelho de Santa Maria da feira, denominado Encontro de Coros nas Terras da feira. Organiza também desde alguns anos um Concerto de Natal/Ano Novo.

PORTUGAL ILHAS 

  • Encontro de Coros da Madeira (1989 e 2006)
  • XII Encontro de Coros da Ilha Terceira em Angra do Heroísmo (1999)

FRANÇA Encontro de Coros realizado em Joué-Le-Tour, organizado pela Associação Maison pour Tous (2001)

ESPANHA Alicante, Vigo, Pontevedra, Baiona, Corunha, Ourense e Guadalajara destaca-se o Concerto de Santa Cecília [Ribadeo] e o Concerto realizado no Circulo das Artes, na Praça de Espanha no Lugo

ESLOVÉNIA 39.º Open Air Singing Festival (2008) - certame integrado no programa oficial de Cultura que acompanhou a presidência da Republica da Eslovénia na EU

Assiduamente, participa em concertos e espetáculos de norte a sul de Portugal e, pontualmente, no estrangeiro:

Foi convidado para fazer parte da Coletânea dos Melhores Coros da Região, tendo realizado gravações para elaboração de um CD. Em 2014 gravou o seu primeiro DVD.

É sócio fundador da FENAMCOR - Federação Nacional Movimento Coral, movimento que está a dar os primeiros passos e que pretende dar o seu contributo para a dignificação e valorização do canto coral em Portugal.

De 1982 a 2005, esteve sob a direção artística do Maestro Mário Claro. Desde Janeiro de 2006 até Dezembro de 2014 o Grupo Coral esteve sob a responsabilidade artística do Maestro Sérgio Martins.

Em Janeiro de 2015, o maestro João Guimarães assumiu a direção do grupo, mas por motivos pessoais, em Setembro, foi forçado a deixar o mesmo. Até Dezembro de 2017 foi dirigido pelo maestro Nuno Martins.

Em Janeiro de 2018, começou a ser dirigido pelo maestro André Lacerda.


Maestro - André Lacerda

Licenciado em Canto (UA) e Mestre em Interpretação Artística e Ensino da Música (ESMAE).

Colabora regularmente com o Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Centro, Orquestra do Norte e Orquestra de Guimarães, Ludovice Ensemble, Divino Sospiro, Orquestra Barroca da Casa da Música e Os Músicos do Tejo.

Faz parte da formação base do Coro Casa da Música. Ainda este ano apresentar-se-á como solista na ópera Il Palazzo Incantato, de L. Rossi, sob direcção de Leondardo Garcia Alarcón, em Dijon, França.


Objetivos e Benefícios

A prática de canto coral é uma das mais antigas formas de socialização. Dentro de inúmeras vantagens, destacamos as seguintes. Pertencer a um coro:

  • potencia o trabalho de equipa;
  • reduz sintomas de ansiedade e stress;
  • melhora a respiração e a sensação de bem-estar;
  • permite contactar e conhecer pessoas;
  • exercita a memória;

O Grupo Coral da Casa da Gaia é o coro perfeito para todos aqueles que desejam partilhar um pouco do que são, num ambiente fraterno, de grande amizade e respeito.


Precisa de mais informações?