Apresentação

O "Danças do Mundo" é um festival internacional de folclore promovido pela associação CASA DA GAIA - Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe, Santa Maria da Feira.

Tem as insígnias do CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais e decorre todos os anos na segunda quinzena de julho.

Na oferta cultural do Município de Santa Maria da Feira é um dos eventos chave e assume particular destaque no que a festivais internacionais de folclore diz respeito, pela sua irreverência, dimensão, abrangência, qualidade e inovação.

É um evento que envolve cerca de 500 participantes, entre convidados e voluntários, pois habitualmente conta com a participação de 7 grupos estrangeiros, dos diversos continentes, e 5 grupos nacionais oriundos de diferentes regiões de Portugal.

Tem a duração de 12 dias. Durante este período um número razoável de jovens voluntários, sócios e não sócios, trabalham arduamente para que quem nos visita se sinta em casa. O objetivo é que sintam que o "Danças do Mundo" é um dos melhores festivais pelos quais já passaram.

É considerado um dos maiores festivais internacionais de folclore do País. Percorre algumas das freguesias do município de Santa Maria da Feira e um número razoável de municípios do Norte e Centro do país, nomeadamente Braga, Santo Tirso, Mondim de Basto, Alcanena e Almada. Estimamos que seja visto anualmente por, cerca de, 50.000 pessoas.

A sua programação é composta por diversas galas, como por exemplo: a gala de abertura, a gala nacional e a gala das nações, além das outras galas que são realizadas pelo município de Santa Maria da Feira e não só. São também realizados ao longo deste período, diversos workshops de dança, jogos tradicionais, festas temáticas e visitas turísticas.

O "Danças do Mundo" é uma mistura de culturas onde predomina a amizade, a diversão e a tradição.