Cicloturismo

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Atividade Gratuita

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Sobre o Cicloturismo

Cicloturismo é eminentemente a liberdade de passear de bicicleta com os amigos, com a família ou individualmente.

O Cicloturismo (passeios turísticos em bicicleta) constitui uma actividade lúdica, recreativa e desportiva que contém uma filosofia de comunhão com a natureza e de respeito pelo ambiente. Os cicloturistas sempre privilegiaram, ao longo dos anos, regiões de grande valor paisagístico, biológico e cultural.

A partir de 1890 surgem pessoas que usam a bicicleta para deslocações turísticas e inicia-se o processo Cicloturistico em Portugal, não havendo, no entanto, dados conhecidos sobre a sua evolução até aos anos 20. Nessa altura as voltas a Portugal em cavalo, de grande impacte popular e cobertura pelos jornais da época, eram acompanhadas também por cicloturistas.

Santa Maria da Feira é por tradição um Concelho com muitos amantes da bicicleta, contando com alguns grupos que dinamizam o cicloturismo, entre eles a Casa da Gaia.

O programa "Ciclismo para Todos" que percorre o Concelho de Santa Maria da Feira, entre Maio e Setembro, tem como principal objectivo promover conhecer a região, descobrir a natureza, não poluindo e respeitando o ambiente: por que não?

O Cicloturismo é uma boa solução: confraternizar pedalando em grupo, sem espírito de competição.

Juntar cicloturistas principiantes e ocasionais e os praticantes habituais é o objetivo. E se sozinho se vai depressa, TODOS juntos chegamos mais longe.

Junta-te a nós!


Objetivos e Benefícios

Andar de bicicleta traz diversos benefícios à saúde. A perda de peso, ou a manutenção do peso normal, decorrente da perda de calorias, é habitualmente um dos pontos mais focados quando se fala nas vantagens de praticar ciclismo. Contudo, existem vários outros pontos a destacar:

ESPERANÇA DE VIDA: O ciclismo tem sido regularmente associado ao aumento da longevidade, mercê da melhoria geral da condição física do seu praticante.

BENEFÍCIOS CARDÍACOS: Diminuição do risco de doença coronária, melhoria de "fitness" cardiovascular e diminuição da frequência cardíaca normal.

MELHORIAS AO NÍVEL DA COORDENAÇÃO MOTORA: Pedalar "a sério" não implica apenas movimento de pernas. O ciclista pedala enquanto vira e controla o guiador com os braços, servindo-se do peso do corpo para manter a bicicleta direita. A coordenação motora melhora claramente.

FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNITÁRIO: A primeira e melhor barreira do nosso organismo contra agressores externos, como bactérias e micróbios, funciona melhor num organismo saudável e habituado ao esforço. Andar de bicicleta regularmente reforça as nossas defesas!

SAÚDE MENTAL: A prática do desporto contribui igualmente para baixar os níveis de stresse, reduzir a ansiedade e proporcionar melhores noites de sono. Além disso, com o esforço repetido, o organismo tende a produzir mais dopamina, um neurotransmissor associado à memória, ao humor, às faculdades cognitivas e ao sono.

REFORÇO MUSCULAR, PROTEGENDO AS ARTICULAÇÕES: Os benefícios para os músculos são óbvios, não apenas nas pernas, mas também nos braços e na parte superior do corpo, que tem de controlar-se a si mesma e à bicicleta. Além disso, este desporto é mais "amigo" das articulações do que outros, como o futebol ou a corrida.

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