Apresentação

 

 

Foi em meados de 1976 que a direcção da Casa da Gaia da altura pensou realizar as “II Jornadas Culturais da Casa da Gaia – Centro de Cultura e Recreio de Argoncilhe – Feira” que surgiu a ideia da realização de um “Encontro de Grupos Corais”. A ideia foi tomando forma e é assim, que no início de 1977 decidiram arrancar com o que viria a ser conhecido por “1º Encontro de Coros nas Terras da Feira”, que realizar-se-ia a 24 de Abril desse ano

A partir daí nunca mais parou. Em 2003 o Encontro de Coros começou a contar com participações de Grupos Corais estrangeiros, nomeadamente França e Espanha. Em 2009 contamos ainda com a participação de um Coro da Eslovénia.

Em 2005 a direcção promoveu alterações na organização do Encontro de Coros, descentralizando-o. Nesse ano este evento realizou-se em Argoncilhe e S. Vicente de Louredo. Nos anos seguintes viria a realizar-se também em Fornos, S. Miguel do Souto e S. João de Ver. Várias dezenas de Grupos Corais de norte a sul do País passaram já pelo Encontro de Coros nas Terras da Feira, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Um evento que tem sido, claramente, mais uma aposta ganha pela Casa da Gaia!