Coro Infanto-Juvenil da Casa da Gaia

Coro Infanto-Juvenil da Casa da GaiaFundado em 1978, pelo Maestro Joaquim Alves Marques, rapidamente se tornou numa actividade de grande importância para a Associação.

Ao longo dos tempos tem servido de "Escola" na formação de jovens para um futuro ingresso no Coral Adulto e noutras actividades da Associação, tais como: Folclore, Teatro, Ballet, etc.

O Coro dos Pequenos Cantores da Casa da Gaia teve ao longo dos tempos um papel fundamental na associação, ajudado a impulsionar, dinamizar e a captar de jovens.

É o organizador do Encontro de Pequenos Cantores nas Terras da Feira, o qual realizará este ano a sua 17ª edição.

De 1993 a 2008 esteve sob a direcção da Maestrina Isabel Oliveira, onde Coro dos Pequenos Cantores da Casa da Gaia, assim designado na altura, manteve uma estabilidade considerável, tendo contribuído para uma maior motivação de todas as crianças para o gosto pela música e canto.

Este Coro tem participado em diversos Encontros Infantis e Juvenis no concelho de Santa Maria da Feira bem como de Norte a Sul de Portugal. Conta também com algumas actuações em Espanha.

Actualmente designado por Coro Infanto-Juvenil da Casa da Gaia, conta com 30 elementos e está sob a direcção da maestrina Clara Santos desde Outubro de 2008.

Maestrina: Clara Santos

Clavezinhas de Sol

Clavezinhas de SolAs Clavezinhas de Sol nascem em Outubro de 1996, como resultado de um trabalho que vinha a ser desenvolvido em aulas de Educação Musical, desde 1993 no Patronato da Imaculada, em Gueifães, Maia.

Do seu reportório fazem parte géneros musicais como: Canções de Natal, temas da Música Popular Portuguesa, temas Infantis, temas da música ligeira, canções da Disney.

Em Dezembro de 1997, é editado o primeiro CD do grupo com o título “Festa dos Amiguinhos de Jesus”, baseado em cânticos para Missa com crianças. Em Dezembro de 1998 é publicado o segundo CD com Canções de Natal. Em Dezembro de 2000 é lançado o terceiro CD – Caixinha de Sonhos, preenchido com temas da Música Popular Portuguesa e com canções para crianças.

As Clavezinhas de Sol têm-se apresentado em espectáculos em locais variados.

Participou em colaboração com o grupo de jovens Vitae (de Gueifães), numa peça de teatro onde interpretou algumas canções.

Preparou e apresentou em conjunto com o Coro Juvenil da Academia de Música de S. Mamede o musical “O Anjinho”. No Natal de 2010 apresentou o musical de Natal “À procura de um pinheiro” de José Carlos Godinho.

Tem participado regularmente em programas de televisão, nomeadamente na “Praça da Alegria”, “Natal dos Hospitais” e “Portugal no Coração”.

A sua grande aposta, à qual tem dedicado a quase totalidade do seu tempo, é a interpretação de canções dos filmes Disney, nomeadamente do “Corcunda de Notre Dame”, “A Bela e o Monstro”, “Aladino”, “Rei Leão”, “Cinderela” e uma Rapsódia que inclui vários filmes (Branca de Neve, Dumbo, Pinóquio, A Dama e o Vagabundo, Mary Poppins, etc.).

Foi convidado para cantar na recepção aos convidados da estreia, no Porto, do musical “Música no Coração”, no programa comemorativo do 14ª aniversário da Praça da Alegria e em outros programas temáticos da RTP.

Maestro: Nuno Rocha

Coral Brigantino Infanto-Juvenil

Coral Brigantino Infanto-Juvenil“Cantar ajuda a crescer”

Esta é a máxima que une crianças e jovens da nossa cidade para cantar em coro.

O coral Brigantino Infantil, nasce em 1996 sob a batuta do Dr Armindo Rodrigues, que o conduziu durante dez anos de intensa actividade.

Em 2005, o grupo sofre a sua primeira grande renovação, com a saída da maioria dos seus elementos para o Coral Brigantino Sénior, e mudança de direcção artística.

A forte afluência de crianças à nossa Associação, com vista a integrar o Coral Infantil, a preocupação de uma melhor iniciação e preparação vocal de acordo com a idade, leva em 2007 à criação do Coral Brigantino Infantilinho, formado por crianças dos quatro aos sete anos, pela Professora Natália Lourenço.

O número de inscrições e a constante preocupação de satisfazer, corresponder e formar as nossas crianças e jovens, conduz em Janeiro de 2008, a uma alteração da denominação/constituição dos grupos.

Assim o coral Brigantino Infantilinho, integra e dá continuidade ao Coral Infantil, dos 4 aos oito anos e o Coral Brigantino Infanto-Juvenil dos 8 aos 15/16anos.

Os 13 anos de Canto Pueri Brigantino, são marcados por vários intercâmbios pelo país, e no estrangeiro, nomeadamente França, concertos comemorativos do dia da Mãe, animações de liturgias e muitas brincadeiras musicais.

Maestrina: Natália Isabel Rodrigues Pereira Lourenço

Coral Juvenil do Orfeão de Rio Tinto

Coral Juvenil do Orfeão de Rio TintoCoral Juvenil do Orfeão de Rio Tinto, formado em 29 de Novembro de 1995, sob a orientação artística de Sara Amorim e Carla Neves. Os objectivos da sua criação foram subejamente atingidos, excedendo as expectativas. O Coral actualmente sob a direcção de Andreia Lopes é composto por 37 elementos com idades compreendidas entre os 4 e 18 anos. O seu objectivo era ocupar os tempos livres das crianças e jovens filhos de associados e orfeonistas com actividades sãs e formativas, e também servir de viveiro para futuros coralistas. Hoje, esse objectivo já foi ultrapassado uma vez que o Coral Juvenil já tem um calendário bastante extenso e diversificado, e, tem vindo a ser solicitado por Empresas, Autarquias e Escolas, casamentos entre outros eventos, desde a sua fundação participa em todos os Concertos de Natal, Páscoa Aniversários do Orfeão de Rio Tinto em conjunto com Orfeões convidados, concertos das Festas da Cidade de Rio Tinto.

Maestrina: Andreia Lopes