CHILE - Ballet Folklórico Municipal de Rancagua  

CHILE - Ballet Folklórico Municipal de Rancagua O Ballet Folklórico Municipal de Rancagua, nasceu em 2008 com o apoio do Município de Rancagua. Manifestam e recolhem os diversos costumes e tradições do Chile e promovem a criação e interpretação cénica e musical, participando em importantes Festivais no seu País, bem como em deslocações internacionais, nomeadamente em Espanha e Portugal. 

Actualmente o Ballet Folklórico Municipal de Rancagua conta com uma equipa de 33 elementos, sendo 22 bailarinos e 11 músicos, procurando demonstrar ao público nas suas apresentações o seu profissionalismo, fruto de árduos ensaios e preparações.

 Têm como objectivo apresentar à comunidade de Rancagua, Chilena e Internacional, que o Grupo está destinado a reconhecer, entender, desenvolver e interpretar a dança folclórica do Chile, proporcionando um panorama cultural, formativo e artístico significativo da sociedade Chilena.

 O Grupo está aberto à comunidade, onde os jovens talentos que desejem integrá-lo o podem fazer de forma gratuita e com a ajuda do Município de Rancagua. 

A direcção geral do Grupo está a cargo de Alejandro Cabezas Matus, reconhecido músico da sua região. A produção artística está a cargo de Señor Christian Rebolledo Rioseco, destacado coreografo, bailarino e produtor, com uma trajectória de mais de 27 anos no meio artístico.

CROÁCIA - Folk Dance Ensemble "Preporod"

CROÁCIA - Folk Dance Ensemble "Preporod"O "Folk Dance Ensemble Preporod" foi fundado em 1907 em Dugo Selo – CROÁCIA. É membro à vários anos do Ministério da Cultura da Croácia, bem como do CIOFF. O grupo é composto por mais de 250 elementos ativos distribuídos por vários grupos folclóricos e orquestras. Tem participado em diversos Festivais na Croácia e no estrangeiro, contribuindo para promover e preservar a tradição e a herança do folclore Croata. No estrangeiro, tem participado em festivais na Polónia, Roménia, Macedónia, Bósnia Herzegovina, França, Alemanha, Áustria, Bélgica, Hungria, Itália, México, entre outros. A sua sede guarda vários prémios e distinções, havendo duas que os deixa extremamente orgulhosos: a "Carta do Condado de Zagreb" que receberam em 2007, por promoverem a cultura na Croácia e no estrangeiro e a "Carta do Presidente da Croácia". 

"Preporod" representa a riqueza e a diversiadde musical regional e a coreografia tradicional Croata, que é geográficamente situda no cruzamento da Europa e em cujas influências dos Balcãs Mediterrâneos, da Panónia e Alpino, são encontradas nas danças, músicas e trajes. 

"Preporod" é frequentemente chamado de "Museu Dançante" devido à preciosa e autêntica beleza dos trajes nacionais, alguns dos quais com 100 anos. O grupo apresenta trabalhos contemporâneos musicais e coreografias baseadas em motivos e elementos tradicionais. 

O seu programa é composto por mais de 20 coreografias de todas as regiões da Croácia, bem como danças de Croatas que deixaram o seu País à muitos anos.  

PORTUGAL - Grupo Folclórico das Terras da Feira Casa da Gaia

PORTUGAL - Grupo Folclórico das Terras da Feira Casa da GaiaA CASA DA GAIA - Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe - Santa Maria da Feira, foi fundada em 1971.

Dos vários sectores existentes, destaca-se o Grupo Folclórico das Terras da Feira.

Depois de um trabalho apurado no campo das recolhas, este grupo aparece com muita dignidade a interpretar e a divulgar o Folclore das Terras da feira.

É o responsável pela organização do DANÇAS DO MUNDO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE NAS TERRAS DA FEIRA E DO ENCONTRO DE JANEIRAS.

Este Grupo tem participado em diversas manifestações culturais de Norte a Sul do País e regiões autónomas em: Festivais, Festas/Romarias, Animações, Encontros de Janeiras, etc.. - Conta ainda com uma actuação em directo na RTP no programa "Às Dez".

No estrangeiro actuou várias vezes em França, Bélgica, Itália, Áustria, Espanha, Grécia, Hungria e Bulgária.

RÚSSIA - Folk Dance and Song Ensemble Iskorka  

RÚSSIA - Folk Dance and Song Ensemble Iskorka  Iskorka foi fundado em 1975 pela artista da URSS A. Prokoshina e pelo artista da Rússia V. Zakharov. 

O compromisso criativo do Grupo baseia-se nas melhores tradições nacionais onde a dança está intimamente ligada à música, jogo, ação, onde todos dançam e cantam ao mesmo tempo, mostrando a grande diversidade da arte popular baseada nas características regionais e nos trajes. 

O grupo tem trajes interessantes, que são feitos em ateliês do Teatro Bolshoi e nas fábricas da Associação Teatral Russa em Moscovo. 

Durante os 38 anos de atividade Iskorka realizou visitas ao Japão, Alemanha, Moscovo, Noruega, Dinamarca, República Checa, Eslováquia, Polónia, Espanha, contribuindo para o desenvolvimento e reforço da cooperação internacional.

Iskorka realiza inúmeros concertos. O grupo é um participante assíduo, vencedor de numerosos prémios e diplomas de Festivais e Competições distritais, nacionais, regionais e inter-regionais. 

As conquistas do Iskorka na manutenção e desenvolvimento do potencial cultural do país refletem-se em diplomas ganhos pelo grupo em festivais internacionais de arte popular em Países como Chipre e Israel. Em 2009, Iskorka participou em dois prestigiados festivais internacionais na Europa Central, na Hungria e Sérvia, onde representou a arte tradicional de Vyatka e contribuiu para o reforço do prestígio internacional da região e do país inteiro, sendo confirmado pela atribuição de diplomas – certificados de qualidade "Summerfest 2009" em Ráckeve, Százhalombatta; "Interethno" em Subotica (2009). 

Iskorka representou a Rússia no XIV Festival Internacional de arte popular em Veliko Tarnovo - Bulgária (2011). Representou ainda a Rússia no XIV Festival Internacional de arte popular em Itália (Matelika, Fondi, Florinas, S.Ginesio, Gorizia. (2012) e nos festivais de arte popular internacional na Grécia (Katerini, Nea Karvali, Kavala) (2013).

TURQUIA - Anadolu University Folklore Research Center Folk Dance Ensemble  

TURQUIA - Anadolu University Folklore Research Center Folk Dance Ensemble O Folk Dance Ensemble é filiado no Centro de Pesquisa de Folclore da Universidade de Anadolu e visa promover a cultura da Anatólia através da dança folclórica, que é um dos componentes mais importantes do folclore. 

Anadolu University Folk Dance Ensemble foi fundado em 1975 como uma subunidade do centro de pesquisa de folclore da Universidade de Anadolu. Desde então, o grupo introduziu perceções estéticas e artísticas bem como emoções do povo turco nos jovens membros da Universidade de Anadolu e aos membros de diversas culturas em festivais internacionais nos quais participou. O grupo tem trabalhado com cerca de 100 novos dançarinos selecionados entre alunos de todos os anos. O repertório do grupo é composto por oito tipos de dança. Estes tipos de dança são exemplificados por 24 danças regionais diferentes do seu país. 

O grupo efetua atuações em celebrações especiais e eventos, além dos seus espetáculos regulares realizados todos os anos. Anadolu University Folk Dance Ensemble realizou mais de 300 espetáculos no seu País, mais de 160 no estrangeiro, 16 transmissões ao vivo e 18 na TV cabo. O grupo participou ainda em festivais em muitas províncias da Turquia e em cerca de 30 países, incluindo muitos europeus bem como em países da América do Norte e do Sul. Desempenhou um papel ativo na promoção do seu país, da sua cultura e da Universidade.

UCRÂNIA - Ukrainian National Folk Dance Ensemble “SLAVUTICH” 

UCRÂNIA - Ukrainian National Folk Dance Ensemble “SLAVUTICH” O “Ukrainian National Folk Dance Ensemble “SLAVUTICH”, foi fundado em 1980 em Zaporizhia (Ucrânia). Dois anos depois, o grupo foi vencedor do segundo e terceiro Festival de Arte Criativa da União Soviética. 

Em 1988, “SLAVUTICH” recebeu o título “NATIONAL” como recompensa pelos seus numerosos sucessos. É um grupo especializado de dançadores e músicos que apresentam danças tradicionais, trajes e música da Ucrânia. Todos os trajes são autênticos trajes folclóricos da Ucrânia. 

O grupo é composto por trabalhadores, secretários e estudantes. Durante 30 anos várias famílias passaram já pelo grupo. Actualmente, são os seus filhos que fazem parte de “SLAVUTICH”. 

O grupo inclui orquestra de instrumentos tradicionais nacionais. A orquestra inclui: 2 violinos, trompete, flauta, instrumentos de percussão, contrabaixo, entre outros. 

A directora do grupo é Anna Podolyak – famosa Coreografa Ucraniana. 

“SLAVUTICH” apresenta programa para concertos, festivais e outros eventos especiais. O programa do concerto é vasto e variado. 

Desde 1988, tem participado em Festivais na Polónia, Checoslováquia, Grécia, Áustria, Croácia, Itália, Turquia, Sérvia, Bulgária e Espanha. 

Em 2008 os elementos do grupo participaram num filme histórico acerca dos Cossacks “TARAS BULBA” do famoso director Russo Vladimir Bortko.

O grupo é responsável por um excelente trabalho de divulgação e desenvolvimento da “Ukrainian Amateur and Folk Arts” não só no seu país como no estrangeiro.

URUGUAY - Ballet Tierra Adentro 

URUGUAY - Ballet Tierra Adentro Destacando as suas bases nas raízes folclóricas do “Rio de la Plata”, “Ballet Tierra Adentro” configura-se como uma Companhia de dança independente fundada em Janeiro de 2010 e que procura resgatar o que há de mais valioso das suas tradições regionais. 

Esta Companhia é formada por 14 bailarinos e é dirigida pelo coreógrafo e também bailarino, Carlos Borthagaray. Apresenta um programa que corresponde à fusão de diversos estilos, tendo um enfoque multidisciplinar a nível técnico, cénico e interpretativo. 

Esta Companhia tem como objectivo principal promover e difundir a integração da cultura regional e internacional através de um repertório que inclui folclore “rioplatense” e uruguaio em 3 níveis de projecção: tradicional, estilizado e livre. 

Algumas danças interpretadas por esta Companhia são: Chacarera, Gato, Escondido, Zamba, Chimarrita, Firmeza, Chotis, Polca, Malambo, Boleadores, Boleadores de fuego, Bombo Leguero, funcionando com dança contemporânea e elementos de dança afro directamente relacionados às lendas mais ancestrais da sua terra.