CHILE - Ballet Folclórico Municipal de Rancagua

CHILE - Ballet Folclórico Municipal de RancaguaSituada a 80 Km da capital Chilena, encontra-se Rancagua. Cidade histórica erguida entre vales e cordilheiras dos Andes, reconhecida por ser uma zona simples em cujo seio se guardam os mais variados trajes tradicionais do campo e da actividade mineira.

É em Rancagua e nas outras comunidades da região de O’Higgins onde se celebra todo o ano o desporto tradicional Chileno, o rodeo, e se fazem os principais campeonatos da dança nacional. Esta região caracteriza-se também pela sua riqueza agrícola, especialmente pelas suas grandes vinhas de onde se exportam vinhos para todo o mundo.

É neste contexto que, em 2008 nasce o Ballet Folclórico de Rancagua, por iniciativa de Ricardo Silva, artista local, com o alto patrocínio do Município desta cidade, têm trabalhado na recolha das suas tradições, a fim de as projectar nos jovens talentos desta cidade.

Este Grupo conta com 25 elementos, entre músicos, bailarinos e técnicos, que semanalmente, e de forma gratuita, são preparados por um grupo de profissionais, que lhes dão as ferramentas para enfrentar os mais diversos cenários, sendo esta tournée de 2011 o evento mais importante e que sem dúvida marcará um antes e um depois na vida artística do Grupo e dos seus elementos.  

CROÁCIA - Folklorni Ansambl “MATIJA GUBEC”

CROÁCIA - Folklorni Ansambl “MATIJA GUBEC”O grupo “Matija Gubec” foi fundado em 1936 e durante os seus 74 anos de existência tem trabalhado na preservação das danças e trajes nacionais. O grupo é composto por 50 dançadores e cantores com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos e por um grupo infantil composto por 65 elementos. É ainda composto por 12 músicos.

Ao longo dos anos o grupo atingiu um elevado nível nas suas actuações e no seu repertório, aproximando-se, assim, da organização mundial de grupos folclóricos – CIOFF. O grupo participou em diversos Festivais Internacionais de Folclore CIOFF em Itália, Argélia, Holanda, Grécia, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Portugal, Eslováquia, Hungria, Espanha, Austrália, Turquia, México e Russia.

O grupo apresenta danças de todas as regiões da Croácia num total de 28 coreografias. Os trajes são originais, alguns com mais de 100 anos. As actuações são acompanhadas por uma orquestra.  

ESPANHA - Grupo Gaditano de Música e Danças “Andalucia Dos”

ESPANHA - Grupo Gaditano de Música e Danças “Andalucia Dos”O Grupo do Música e Danças “Andalucia Dos” nasce em Março de 1978. É proveniente dos extintos Coros e Danças de Educação e Descanso. Desde 1980 o Grupo mantem-se de forma autónoma. Em 1987 constituiu-se como Associação Cultural sem fins lucrativos, permanecendo-se deste modo.

Desde suas origens, o Grupo Gaditano de Música e Danças “Andalucia Dos” vem recolhendo sem descanso o sabor dos bailes clássicos e folclóricos da terra que o viu nascer. Estes foram enriquecidos com a contribuição flamenca próprios de uma região com uma força criadora e artística como é Andaluzia.

As suas actuações por toda a Espanha e no estrangeiro (México, Tunísia, Chipre, Marrocos, Portugal, França, entre outros) consagra-lhes uma formação artística séria e cuidada para a boa transmissão dos sentimentos musicais da sua terra. As suas últimas actuações, em 2006 a Amiens e Akbert em França e em 2008 em Friburgo, Suíça, serviram uma vez mais para assegurar os laços de união culturais e artísticos entre os países de grande tradição folclórica.

Continuam investigando, adaptando continuamente o seu reportório com novas contribuições de forma totalmente vocacional e desinteressada.

No ano 2008 o grupo celebrou os 30 anos da sua fundação. Três décadas de trabalho e constante evolução do seu reportório mantendo a essência do flamenco e o folclore andaluz.  

GEORGIA - Ensemble “NARTEBI”

ESPANHA - Grupo Gaditano de Música e Danças “Andalucia Dos”O Ensemble "NARTEBI" foi fundado em 2003 na cidade de Tbilisi. O director de arte e director de danças foi um dos melhores bailarinos da Geórgia. Os solistas do grupo são: Iliko Sukhishvili e Nino Ramishvili e a artista homenageada da Geórgia Roman Birtvelishvili. O grupo "NARTEBI" é supervisionado pelo Ministro Regional da Cultura. Em 2005 o grupo tornou-se no agrupamento regional do estado da Geórgia. No programa têm danças do folclore nacional. Têm também trajes nacionais e música ao vivo com instrumentos nacionais como o tambor e o “Garmoni”. A duração do programa é de 1 hora e 20 minutos. O Grupo "NARTEBI" participou em muitos festivais internacionais na Bulgária, Grécia, Itália, Roménia, Alemanha e outros. O repertório de conjunto inclui danças folclóricas características de cada região da Geórgia.

PANAMÁ - “Academia de Proyecciones Folcloricas José A. Corella”

PANAMÁ - “Academia de Proyecciones Folcloricas José A. Corella”A “Academia de Proyecciones Folcloricas José A. Corella”, encontra-se sediada na cidade de David, Província de Chiriqui, República do Panamá. A Companhia foi fundada em 16 de Março de 1987 com 18 alunos, contando actualmente com mais de 100 estudantes em diferentes categorias como: Mini-Infantil, Infantil, Pré-Intermédio, Intermédio, Juvenil e Adulto, com idades compreendidas entre os 5 e os 35 anos. Em Março de 2010, esta Companhia estendeu-se até à cidade de Santiago, Província de Veraguas, com 14 estudantes na categoria Juvenil. O projecto consiste em difundir os costumes, tradições, música e dança a nível nacional e internacional.

Esta Companhia já participou em Festivais no México, Honduras, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Hungria, Itália, França, Holanda, Bélgica, Espanha e Venezuela.

Em 1999 durante a realização do “Summer Fest International Folklore Festival”, que se realizou na cidade de Szazhalombatta, na Hungria, foi-lhes atribuído o prémio “Maior Audiência”.

Participaram ainda em Festivais CIOFF na Argentina, Hungria, Itália, França, Holanda e Bélgica.

POLÓNIA - Folk Dance Group “ANILANA”

POLÓNIA - Folk Dance Group “ANILANA”O Grupo “Folk Dance Group ANILANA” foi fundado em 1970 pela Associação “Widzewskie Domy Kultury”. Durante os seus 40 anos de existência, “ANILANA” tem representado a Polónia um pouco por todo o mundo, tendo dado já cerca de 4.000 concertos em Países como a Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Itália, Bulgária, Hungria, Roménia, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Letónia, Ucrânia, Geórgia, Finlândia, Coreia do Norte, Israel e Turquia.

O Grupo conta com cerca de 100 elementos e inclui banda, duetos, dançadores e solistas. É ainda composto por 3 pequenos grupos: grupo preparatório, grupo juvenil e um grupo representativo adulto. Os instrumentos da banda incluem acordeão, bombos, violino e clarinete e apresentam músicas folclóricas, bem como formas mais clássicas. O repertório do grupo está concentrado em danças originais de várias regiões da Polónia: montanha, danças do este e oeste e zona central da Polónia. O repertório engloba também danças nacionais como: Polonez, Mazur e Krakowiak. Todas elas são acompanhadas de trajes tradicionais. Este programa é apresentado na Polónia e no estrangeiro em diversos Festivais de prestigio.

“ANILANA” tem participado ainda em workshops de dança e feiras turísticas alcançando muitas distinções como: “Golden Finnisk”, no Festival de Kauhava (Finlândia); “Offert par la Ville de Pagny sur Moselle Cup” (França); primeiro prémio no “Spring Festival” (Coreia do Norte); XXVI Festival International de Chateu Gombert Marseille” (França); “Heino” (Holanda); premiado no “IX Festival Internacionale del Folclore Canzo” (Itália); segundo prémio no “XIII Festival International Folclore de Olivial (Espanha); entre outros.

Pela sua já longa existência, “ANILANA” foi distinguido pelo Presidente da Câmara de Lódz com o prémio “Decoration for worth for City of Lódz”.

Um pouco por todo o mundo, “ANILANA” tem recebido calorosas recepções, bem como inúmeros aplausos. Os espectadores ficam encantados sobretudo pelo colorido e pela diversidade de Trajes, pelas danças espontâneas, bonita coreografia, precisão e um alto nível de representação.  

Portugal - Grupo Folclórico das Terras da Feira Casa da Gaia

Portugal - Grupo Folclórico das Terras da Feira Casa da Gaia A CASA DA GAIA - Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe - Santa Maria da Feira, foi fundada em 1971.

Dos vários sectores existentes, destaca-se o Grupo Folclórico das Terras da Feira.

Depois de um trabalho apurado no campo das recolhas, este grupo aparece com muita dignidade a interpretar e a divulgar o Folclore das Terras da feira.
É filiado na Federação do Folclore Português desde 1978.

É o responsável pela organização do DANÇAS DO MUNDO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE NAS TERRAS DA FEIRA E DO ENCONTRO DE JANEIRAS.

Este Grupo tem participado em diversas manifestações culturais de Norte a Sul do País e regiões autónomas em: Festivais, Festas/Romarias, Animações, Encontros de Janeiras, etc.. - Conta ainda com uma actuação em directo na RTP no programa "Às Dez".

No estrangeiro actuou várias vezes em França, Bélgica, Itália, Áustria, Espanha, Grécia, Hungria e Bulgária.

RÚSSIA - Folk Dance Ensemble “SEVERYANOCHKA”

Folk Dance Ensemble “SEVERYANOCHKA” - RUSSIA O Folk Dance Ensemble "severyanochka" é um dos mais famosos Grupos jovens da Rússia. É composto por 33 elementos, incluindo director, coreógrafo, bailarinos e músicos. No repertório do grupo há várias danças russas, composições de dança folclórica da Sibéria e danças de alguns Países da República da União Soviética.

O Director de arte do grupo é a Sra. Veronika Shmelyova. O programa total de concerto do grupo é de 60 minutos. No concerto, existem programas para o concerto de gala-10-15 minutos, programa para 20, 30, 40 minutos e programa para desfile.

Os artistas do Ensemble “severyanochka” têm vários trajes brilhantes (cerca de 4-5 trajes) para danças de diferentes regiões da Rússia. O ensemble «severyanochka» foi já distinguido com vários prémios em vários Festivais nacionais e internacionais. O grupo participou em festivais de folclore internacionais na Alemanha, Coreia do Sul, República Checa, Polónia, Itália, Espanha, França, Grécia entre outros, onde obteve os maiores elogios.

TURQUIA - “PAHOY”

TURQUIA - “PAHOY”O Grupo “PAHOY” foi fundado em 1986 sob a liderança do Sr. Deniz SEMERCI, que ainda hoje é o actual Presidente. O grupo tem apresentado várias danças folclóricas tradicionais da Região de Anatholia. Têm ainda os seus próprios Professores de dança, músicos e trajes tradicionais.

Na Turquia, a variedade da cultura e das danças folclóricas têm sido apreciadas ao longo de décadas. Em todas as regiões podem ser apreciadas as danças tradicionais dessas regiões. O Grupo “PAHOY” possui uma grande variedade de danças de todas as regiões da Turquia, como: Zeybek, Denizli, Teke, Fethiye da Região de Aegen; Gaziantep, da Região Sul; Kafkas, Karadeniz, da Região do Mar Negro: Uskup, Kirklareli da Região de Trakya; etc.

Este Grupo foi ainda distinguido com o prémio “The National Servicing Award” pelo Rotário Internacional – Distrito 2440 – Denizli Rotary Club.

Deniz SEMERCI e o Grupo “PAHOY” são membros do CIOFF da Turquia e do Comité Consultivo de Festivais Internacionais Turcos. Tem ainda participado em várias competições e Festivais Internacionais de Folclore na Turquia, Finlândia, Espanha, Holanda, Hungria, Itália, Portugal, França, Grécia, Polónia, Chipre, República Checa e Dinamarca.