Portugal - Grupo Folclórico das Terras da Feira Casa da Gaia

Portugal - Grupo Folclórico das Terras da Feira Casa da Gaia A CASA DA GAIA - Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe - Santa Maria da Feira, foi fundada em 1971.

Dos vários sectores existentes, destaca-se o Grupo Folclórico das Terras da Feira.

Depois de um trabalho apurado no campo das recolhas, este grupo aparece com muita dignidade a interpretar e a divulgar o Folclore das Terras da feira.
É filiado na Federação do Folclore Português desde 1978.

É o responsável pela organização do DANÇAS DO MUNDO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE NAS TERRAS DA FEIRA E DO ENCONTRO DE JANEIRAS.

Este Grupo tem participado em diversas manifestações culturais d

e Norte a Sul do País e regiões autónomas em: Festivais, Festas/Romarias, Animações, Encontros de Janeiras, etc.. - Conta ainda com uma actuação em directo na RTP no programa "Às Dez".

No estrangeiro actuou várias vezes em França, Bélgica, Itália, Áustria, Espanha, Grécia, Hungria e Bulgária.

França - Kerlenn Pondi

França - Kerlenn PondiEste Grupo reúne bailarinos e músicos de toda a Britany e apresenta um espetáculo baseado na cultura da sua região, com especial destaque para as danças e músicas da área de Pontivy.

Kerlenn Pondi iniciou a sua actividade nos anos 60 e continua a ser um dos maiores grupos desta região. Conta com cerca de 50 músicos e 30 bailarinos que todos os anos competem para obter as melhores classificações nos concursos de dança e música de Breton. Este grupo ganhou o campeonato Bagad em 2001.

É um grupo que dá bastante importância à sua cultura, a maior parte dos seus elementos têm aulas sobre as raízes e tradições das danças que apresentam de forma a conseguir transmitir essas mesmas tradições durante os seus espectáculos. Promovem também a sua cultura fora do território nacional tendo já viajado um pouco por todo o mundo, mais recentemente participou em festivais na China.

Participam ainda todos os anos no maior festival celta que decorre em Paris.

Paraguai - Paraguary Rory

Paraguai - Paraguary Rory O seu nome quer dizer Paraguai Alegre em idioma guarani. E de facto os seus artistas transmitem alegria, animação e entusiasmo.

Os seus elementos são da cidade de Assunção, capital do Paraguai.

A tocata é constituída por músicos com uma importante carreira a nível nacional e também internacional. Situação que se verifica também no que diz respeito às bailarinas que trazem ao espectáculo beleza, encanto e graça, e os bailarinos que transmitem uma presença máscula e de força.

Os seus espectáculos são compostos por alegres músicas com o ritmo da polca paraguaia, com o maravilhoso som das harpas e guitarras e com danças vibrantes e coloridas.

Polónia - "Nowa Huta" Song and Dance Ensemble

Polónia - Foi fundado na Cracóvia. É composto por jovens de todas as escolas da região assim como jovens trabalhadores e crianças.

Este grupo participou já em diversos festivais e concursos tanto na Polónia como além fronteiras. Foi premiado com a medalha de ouro no Festival Internacional de Música e Dança da Grã-Bretanha. Conta ainda com algumas participações na televisão polaca.

O seu repertório incluiu canções e danças de várias regiões da Polónia incluindo também danças e canções nacionais. A dinâmica das danças, os lindos trajes e o seu vasto repertório fazem com que tenham uma vasta audiência a assistir nas suas actuações.

República Checa - Association @ Folk Dance Groups - Ayfas

República Checa - Association @ Folk Dance Groups - AyfasEste grupo é composto por 37 elementos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos de idade, dividindo-se entre bailarinos e músicos.

Os seus trajes representam uma região do sul da República Checa chamada Moravia.

Nesta região existem várias sub-regiões em termos de costumes e danças, este grupo retrata principalmente os trajes e as danças da região Horacko. Os trajes originais remontam ao século XIX.

Contam com participações em vários festivais um pouco por toda a Europa, dando um importante contributo para a divulgação das tradições que representam.

Rússia - Volnaya Steppe

Rússia - Volnaya SteppeO grupo "Volnaya Steppe" representa a região Stavropol do sul da Rússia, é conhecida como a região dos Cossacks cujas tradições e folclore são muito antigas. Foi fundado em 2005 pelo presidente desta região com o objectivo de difundir ao mundo a essência dos Cossacks.

Num curto período de tempo após a sua criação, este grupo jovem e enérgico tornou-se líder nos circuitos artísticos da região de Stavropol. O grupo é actualmente composto por 13 bailarinos, 13 cantores e 9 músicos perfazendo um total de 35 elementos.

O seu repertório é variado e amplo, com complexas coreografias que envolvem na maior parte das vezes todos os elementos do grupo. Cantores e bailarinos interagem como um só contando as histórias dos momentos alegres em que os soldados Cossacks voltavam para as suas esposas e famílias. Naturalmente muitas destas danças e canções são alusivas à guerra mas este grupo apresenta também momentos de alegria como por exemplo a celebração do casamento.

Todas as danças ilustram a forma de vida dos Cossacks ao longo dos tempos, transportando as audiências para a vida e momentos dos Cossacks soldados, operários e camponeses.

O talento e a versatilidade deste grupo permite-lhes atingirem um elevado nível nas diferentes envolventes que apresenta: cântico, danças, arte e folclore sendo por vezes difícil distinguir quais destes membros são cantores ou bailarinos.

Sérvia - Kud "PKB" Folklore Ensemble

Sérvia - Kud "PKB" Folklore EnsembleReunindo-se em pequenos grupos do território da Pancevacki Rit no ano de 1970 foi fundada na sede de Padisnka Skela a associação cultural e artística dos trabalhadores de PKB. O fundador da associação ém um gigante da produção e distribuição de alimentos de PKB em desenvolvimento.

A associação consiste em duas fases:
[primeira fase] do ano 1970 a 1990;
[segunda fase] do ano de 1990 até aos dias de hoje.

Até ao ano de 1990 a associação realizou cerca de 400 espectáculos na Jugoslávia e no estrangeiro (Itália, Alemanha, Suécia, etc.)

Recebeu várias distinções, com especial destaque para o segundo lugar na competição de associações dos países mediterrâneos que teve lugar no Reggio Calábria em Itália em 1972.

Esta associação conta com mais de 400 membros permanentes e com dezenas de membros honorários, dividindo-se em vários grupos de danças folclóricas consoante a idade dos bailarinos.

Nos espectáculos participam também grupos corais, solistas, orquestras populares e poetas.

O repertório deste grupo folclórico conta com 16 coreografias de danças das mais variadas regiões da Sérvia.

A associação cultural e artística dos trabalhadores de PKB tem recebido vários prémios e reconhecimentos pela sua excepcional contribuição para a preservação dos trajes típicos assim como da cultura popular.