Historial do Grupo Coral da Casa da Gaia

O Grupo CORAL DA CASA DA GAIA foi fundado em 1971, sendo a primeira atividade a nascer na Associação. 

Sob a direção artística do Maestro Joaquim Alves Marques, desde logo apostou em dignificar a música popular portuguesa. Nesta altura o lema do Grupo Coral era “Cantar do Povo para o Povo”.

É responsável pela organização do Encontro de Coros nas Terras da Feira. Organiza também todos os anos um Concerto de Natal. Assiduamente, participa em concertos e espetáculos de norte a sul de Portugal e, pontualmente, no estrangeiro: 

[1989] [PORTUGAL] - Encontro de Coros da Madeira 

[1999] - XII Encontro de Coros da Ilha Terceira em Angra do Heroísmo 

[2006] - Encontro de Coros da Madeira. 

[2001] [FRANÇA] - Encontro de Coros realizado em Joué-Le-Tour, organizado pela Associação Maison pour Tous. 

[ESPANHA] – Participou em concertos em Alicante, Vigo, Pontevedra, Baiona, Corunha, Ourense e Guadalajara destaca-se o Concerto de Santa Cecília [Ribadeo] e o Concerto realizado no Circulo das Artes, na Praça de Espanha no Lugo. 

Destacamos a nossa presença mais recente no 39.º Open Air Singing Festival (Eslovénia – 2008) - certame integrado no programa oficial de Cultura que acompanhou a presidência da Republica da Eslovénia na EU. 

Foi convidado para fazer parte da Coletânea dos Melhores Coros da Região, tendo realizado gravações para elaboração de um CD. É sócio fundador da FENAMCOR – Federação Nacional Movimento Coral, movimento que está a dar os primeiros passos e que pretende dar o seu contributo para a dignificação e valorização do canto coral em Portugal. 

Em 2014 gravou o seu primeiro DVD. 

De 1982 a 2005, esteve sob a direção artística do Maestro Mário Claro. Desde Janeiro de 2006 até Dezembro de 2014 o Grupo Coral esteve sob a responsabilidade artística do Maestro Sérgio Martins. 

Em Janeiro de 2015, o maestro João Guimarães assumiu a direção do grupo, mas por motivos pessoais, em Setembro, foi forçado a deixar o mesmo. 

Atualmente o coro é dirigido pelo maestro Nuno Martins.

Grupo Coral da Casa da Gaia