Informações Gerais

Mensalidades

O valor da mensalidade deverá ser liquidado até ao dia 8 do mês corrente.
O ano lectivo terminará em Junho.

Material

Deverão respeitar o uniforme exigido.
Durante o primeiro mês de aulas, os alunos deverão adquirir todo o material necessário à/s modalidade/s que frequenta.
Os alunos obrigam-se a comparecer às aulas devidamente equipados.

Horários

O ano lectivo terá início com um horário provisório, sendo depois, se necessário, reajustado de acordo com a disponibilidade da maioria dos alunos e professores. Tudo será feito de forma a se encontrar um horário que convenha, se não a todos, à maioria dos alunos.
Aos alunos a quem for de todo impossível conciliar o horário com o dos restantes alunos, a escola tentará encontrar uma solução.

Horário de funcionamento da secretaria:
- de 2ª feira a 6ª feira – das 14.30 h ás 19.30 h
- 3ª feira – das 21.00 h ás 22.30 h
- Primeiro Sábado de cada mês

09:30h ate 12:30
8 OUTUBRO 2016
5 NOVEMBRO 2016
3 DEZEMBRO 2016
7 JANEIRO 2017
4 FEVEREIRO 2017
4 MARÇO 2017
15 ABRIL 2017
6 MAIO 2017
3 JUNHO 2017

 

Contactos

Casa da Gaia
Rua da Casa da Gaia 4505-041 Argoncilhe – Stª Mª da Feira
Telefone/Fax.: 227 645 097 / 227 419 980
Telemóvel: 969 829 791
Email: geral@casadagaia.pt
Site: www.casadagaia.pt

Assiduidade e Pontualidade

Assiduidade

Pede-se aos Encarregados de Educação/alunos que avisem o professor/secretaria sempre que souberem, antecipadamente, que irão faltar. A falta de assiduidade pode impedir a participação do aluno em espectáculos/exames que eventualmente se estejam a preparar.

Pontualidade

Os alunos obrigam-se a cumprir pontualmente as aulas em que estão inscritos, apresentando-se devidamente equipados.
Pede-se aos Encarregados de Educação/alunos para que, quando seja necessário sair mais cedo de uma aula, avisem antecipadamente ao professor.

Aulas Assistidas

Trimestralmente, a Academia proporciona, uma aula aberta, isto é, uma aula assistida pelos familiares e amigos do aluno.
À parte das aulas abertas, familiares ou amigos só poderão assistir mediante permissão do professor e da direcção.

Atendimento aos Encarregados de Educação

Sempre que, os Encarregados de Educação, pretendam falar com um professor, ou com a direcção, devem dirigir-se ao mesmo e, caso não seja possível atender no momento, agendar uma reunião.
Por muito breve que seja o assunto, os professores não poderão atender Encarregados de Educação no curto período que existe entre duas aulas.
Sempre que o professor e/ou direcção entender que é necessário falar directamente com o Encarregado de Educação, este será contactado.

Espectáculos

Sempre que for oportuno, a Escola proporcionará a realização de espectáculos.
Será levada a cena, pelo menos, uma produção por ano lectivo.
Todas as despesas encontram-se a cargo dos alunos.

Informações Específicas 

Curso Livre de Dança / Vocacional Ballet

Royal Academy of Dance

A Royal Academy of Dance (RAD) é uma organização internacional de orientação para professores e premiações em ballet clássico. Foi estabelecida em 1920 com o objectivo de desenvolver e manter o mais alto standard de ensino possível.
Os professores que seguem o sistema da RAD encorajam os seus alunos a alcançar o seu máximo no entendimento, apreciação e apresentação do ballet clássico. Seja qual for a idade ou nível que eles tenham alcançado, os que estudam com um professor licenciado pela RAD podem estar confiantes de que estão a receber uma educação em ballet clássico abrangente, bem estruturada e apropriada. Eles podem estar certos de que serão ensinados de acordo com princípios de ensino seguros e que serão avaliados através de exames graduais progressivamente planeados.
A RAD tem um Quadro Internacional de Examinadores, residente em todo o mundo. Examinadores, que são professores experientes e respeitáveis e que passam por um rigoroso processo de selecção e programa de treino antes de serem nomeados como Examinadores. A sua perícia profissional, juntamente com a habilidade em criar um ambiente acolhedor e confiante na sala de exame, assegurará as qualidades pessoais necessárias e o alto nível profissional esperado de um Quadro de Examinadores.
O programa de ensino da RAD está dividido da seguinte forma:

  • Níveis

Básico:
- Pré-Primário (5 anos)
- Primário (6 anos)

Preparatório:
- Grau 1
- Grau 2
- Grau 3
- Grau 4
- Grau 5

Secundário:
- Grau 6
- Grau 7
- Grau 8

Vocacional:
- Intermediate Foundation
- Intermediate
- Advanced Foundation

Exames

  • Nível: Básico, Preparatório e Secundário

Os exames, de carácter não obrigatório, são realizados anualmente, nas instalações da escola, com a vinda de um/a examinador/a da RAD. O programa de exame consiste em três disciplinas de dança: clássico (classical), o alicerce e a parte mais importante do programa; movimentação livre (free movement), sofreu a influência e incorpora movimentos comuns de outros estilos de dança como o movimento natural e o contemporâneo; e danças folclóricas (character), apresentação teatral de danças nacionais do estilo Húngaro, Russo e Polaco, usando danças e músicas étnicas originais. Os exames da RAD só poderão ser realizados a partir do Primário, podendo os alunos do Pré-Primário serem sujeitos unicamente a aulas de apresentação.
A propina de exame é independente da mensalidade e deverá ser paga até à data limite, que será devidamente anunciada.
O dia e hora de exame são estipulados pela RAD, em que a escola/professor não tem qualquer poder de influência.

  • Nível: Vocacional

O programa dos exames da área profissional foi projectado para fornecer um treino apropriado e altamente focalizado para os estudantes que conciliem o desejo de um estudo mais sério, visando uma carreira artística como bailarino, professor ou coreógrafo, e as qualidades físicas e psicológicas exigidas nesta vertente. Este programa desenvolve o estudo da dança clássica com a introdução do trabalho de pontas para as raparigas.
Estes exames realizam-se, anualmente, num estúdio de dança no Porto.
A propina de exame é independente da mensalidade e deverá ser paga até à data limite, que será devidamente anunciada. O dia e hora de exame são estipulados pela RAD, em que a escola/professor não tem qualquer poder de influência.
Apenas o professor poderá propor o aluno a exame. Tal acontecerá quando estiver devidamente preparado. Uma vez que o nível de exigência é muito superior à dos exames de nível preparatório e secundário, o aluno deverá trabalhar arduamente para conseguir atingir os objectivos propostos. Os alunos são propostos individualmente, não por grupo ou turma, isto é, poderá ser proposto à 1ª época de exames do ano lectivo um aluno e outro não. Tudo dependerá da capacidade do aluno e do seu empenho.
Com a passagem do aluno para o nível avançado (advanced foundation) é aconselhável a subscrição de uma cota anual para se tornar membro estudante da R.A.D., uma vez que, a propina de exame aumentará substancialmente para alunos não membros, tendo também outras regalias, como receber uma revista de dança trimestral.
Na área vocacional não existem “Presentation Classes”.

 

Aulas de Apresentação ou Presentation Classes

As aulas de apresentação podem ser realizadas nos níveis: básico, preparatório e secundário. Estas diferem dos exames no facto de se tratar de uma aula que é conduzida pelo professor e os alunos não são avaliados; o Examinador actua como “Audiência convidada”, para quem os alunos apresentam o seu trabalho. Todos os alunos recebem um certificado de participação. A propina da aula de apresentação é independente da mensalidade e deverá ser paga até à data limite, que será devidamente anunciada.
As aulas de apresentação são apropriadas para:
• Alunos cuja frequência tem sido irregular devido a várias circunstâncias
• Alunos com pouco tempo de treino
• A preparação de um exame posterior
• Alunos que, por qualquer motivo, não estejam preparados técnica e psicologicamente para realizar um exame

A Iniciação ao Ballet

A iniciação ao ballet deve, sempre que possível, ser feita até aos 7 anos. Por norma, uma criança que inicie aos 4/5 anos irá frequentar as aulas do Pré-Primário, uma criança de 6 anos para o Primário, e uma de 7 anos o grau 1. Salvo casos excepcionais, como alunos com capacidade invulgares ou com conhecimento técnico suficiente noutra área de dança, qualquer criança que inicie mais tarde terá, obrigatoriamente, de começar no grau 1, ou seja, este grau é o limite máximo para iniciação à dança clássica. Sendo assim, todos os alunos que nunca tenham frequentado aulas de ballet clássico anteriormente terão, caso tenham 7 anos ou mais, de iniciar no grau 1. Poderão no entanto, acumular para o nível seguinte assim que demonstrem ter adquirido da técnica básica.

Área Vocacional

• A Área Vocacional está dividida em 2 grandes grupos, o Curso Vocacional e o Curso Profissional. Ao Vocacional tem acesso todos os alunos que, após o grau 4, queiram investir de forma mais séria na dança, quer seja apenas pelo puro prazer de dançar e conviver, ou pela vontade de encarar a dança como uma possível profissão. Aqui é-lhes proporcionado um treino intensivo na dança clássica, como base técnica para outra área da dança ou como área de 1ª opção. O aluno, de acordo com a sua capacidade física, empenho e, subsequente, progresso poderá candidatar-se aos exames de ballet da RAD (vocacionais), ser convidado a participar em espectáculos da escola ou noutros eventos realizados fora do contexto escolar.

• Devido à grande exigência de todos os programas do vocacional, a Escola, sempre que possível, poderá promoverá cursos com examinadores/professores da RAD, no sentido de supervisionar e aconselhar o trabalho do aluno e do próprio professor; assim como diversos workshops.

Uniforme e Carga Horária

Pré-Primário/Primário
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet rosa claro com ¼ de manga;
- Saia de ballet rosa claro;
- Soquetes/Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elástico;
- Cabelo apanhado e fita.
 

Carga Horária
Pré-Primário: 1 aula/semana de 45 minutos
Primário: 2 aulas/semana de 45 minutos 
A partir do grau 1 todas as alunas deverão ter sapatos e saia de carácter

 

Grau 1
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet rosa claro com ¼ de manga; 
- Soquetes/Collants de ballet rosa; 
- Sapatilhas de pele/cetim com elástico; 
- Cabelo apanhado e fita. 
 

Carga Horária
2 aulas/semana de 60 minutos

 

Grau 2
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet azul claro sem manga;
- Soquetes/Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elástico;
- Cabelo apanhado e fita.

Carga Horária
2 aulas/semana de 60 minutos

 

Grau 3
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet azul sem manga;
- Soquetes/Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elásticos/fitas;
- Cabelo apanhado e fita.

Carga Horária
2 aulas/semana de 60 minutos

 

Grau 4
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet azul sem manga;
- Soquetes/Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elásticos/fitas;
- Cabelo apanhado e fita.

Carga Horária
2 aulas/semana de 60 minutos

 

Grau 5
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet rosa forte sem manga;
- Soquetes/Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elásticos/fitas;
- Cabelo apanhado e fita

Carga Horária
2 aulas/semana de 60 minutos

 

Grau 6, 7 e 8
Uniforme (menina*)

- A cor do fato/saia são da opção do professor e dos alunos;
- Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elástico ou fitas;
- Cabelo apanhado e fita

Carga Horária
2 aulas por semana de 60 minutos

 

Vocacional
Uniforme (menina*)

- Fato de ballet e saia preto;
- Soquetes/Collants de ballet rosa;
- Sapatilhas de pele/cetim com elásticos e soft point com fitas a partir do nível Intermediate (2º ano);
- Sapatilhas de pontas com fitas (apenas só quando for indicado pelo professor);
- Cabelo apanhado e fita.

Carga Horária (mínima)
Os alunos de vocacional deverão ter aulas 2 dias por semana como carga horária mínima.

 

* O uniforme dos rapazes será, da Pré–Escola ao Grau 3: calções curtos azuis, fato/t-shirt, soquetes e sapatilhas brancos/pretos; a partir do grau 4 os calções são substituídos por calças de malha.

Nota: Em qualquer dos níveis, não é permitido usar roupa interior e adereços (anéis, pulseiras, colares e relógios) durante as aulas. Salvo casos excepcionais, as alunas que ainda não se saibam pentear sozinhas deverão apresentar-se na escola devidamente penteadas.